sábado, 8 de abril de 2017

08 de abril - Dia Mundial de Combate ao Câncer



No dia 8 de abril acontece o Dia Mundial do Combate ao Câncer, quando diversos países ao redor do mundo fazem campanhas de conscientização para se proteger da doença. A origem do dia mundial de Combate ao câncer foi uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde e tem como meta atrair a atenção da população, líderes mundiais e a sociedade para o aumento no índice de câncer no mundo e também as ações de prevenção e combate a doença.

O Câncer é uma doença que atinge um grande número de pessoas todos os anos. Ela invade e destrói os tecidos adjacentes e através de um processo chamado de metástase, pode se espalhar pelas mais variadas partes do corpo. Esta doença pode surgir em indivíduos de todas as idades, porém quanto mais velha for a pessoa, maiores são os riscos. Cerca de 13% das mortes do mundo acontecem por causa do câncer, e os que mais são diagnosticados são o de pulmão, estômago, mama, fígado e cólon.


Como se prevenir? Pequenas mudanças de hábitos que minimizam os riscos. Vejamos abaixo:

 Cigarro: Esse é o principal fator para desenvolvimento do câncer, principalmente os de pulmão, boca, laringe, faringe e esôfago. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.600 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Parar de fumar e de poluir o ambiente fechado é fundamental para a prevenção do câncer. Lembre-se, pessoas que convivem com fumantes também sofrem os riscos.

 Praticar atividades físicas diariamente: É preciso se movimentar todos os dias. Claro que de acordo com sua rotina. Não invente desculpa de não ter dinheiro para pagar academia ou mesmo falta de tempo. Você pode se exercitar ao ir para o trabalho. Procure descer um ponto antes do seu destino e troque o elevador pela escada, passear com o seu cachorro…

Ter atenção com o seu peso: Estar acima do peso aumenta as chances de uma pessoa desenvolver câncer. Por isso, atenção – resista as tentações e mantenha uma alimentação balanceada.
Alimentação saudável é fundamental na prevenção do câncer. Deve ser variada, equilibrada, saborosa, respeitar a cultura e proporcionar prazer e saúde. Frutas, verduras, legumes, cereais integrais e grãos são alimentos protetores. Comer esses alimentos diariamente pode evitar o desenvolvimento de câncer.

 Evitar consumo de bebidas alcoólicas: Seu consumo, em qualquer quantidade, aumenta o risco de desenvolver câncer. Se a bebida alcóolica for combinada com cigarro aumenta ainda mais as chances de desenvolvimento da doença.

  Prevenção feminina – Fazer exames cada três anos: Mulheres entre 25 e 65 anos devem estar atentas aos seus exames de rotina. Mulheres com 40 anos ou mais devem fazer exames clínicos de mamas anualmente. Aquelas que estiverem entre 50 e 69 anos devem ainda realizar a mamografia a cada dois anos. Em caso de alterações suspeitas nas mamas, a mulher precisa procurar um médico.

   Exposição prolongada ao sol: Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, e use sempre, todos os dias, filtro solar com proteção adequada ao seu tipo de pele. Mesmo que você vá para os escritório. Não esqueça de usar protetor labial, chapéu, barracas…

  Alguns tipos de vírus, bactérias e parasitas associados a infecções crônicas estão presentes no processo de desenvolvimento do câncer, com destaque para o papilomavírus humano (HPV). Além de outras estratégias de prevenção, o uso de preservativos pode contribuir na prevenção da infecção pelo HPV, associada ao câncer do colo do útero, ânus, pênis, orofaringe e boca.
Fumo, bebidas alcoólicas, exposição prolongada ao sol, alimentação gordurosa também estão relacionados ao câncer de boca. Fique alerta a qualquer lesão na boca que não cicatrize por mais de 15 dias. Caso ocorra, procure o mais depressa seu médico.

Fonte:


 





Nenhum comentário:

Postar um comentário