sexta-feira, 31 de maio de 2019
Dicas ao comprar carnes , frangos e embutidos
Como escolher frango
Aparência: A coloração deve estar amarela pálida e ligeiramente rosada.
Embalagem: Não compre carne congelada de aves que apresentem a embalagem danificada, cheia de água, gelo ou sangue. Consistência A carne fresca do frango deve ter consistência firme e elástica, bem aderente aos ossos. Nunca compre se a carne estiver mole ou pegajosa.
Como escolher carne vermelha A embalagem de carne vermelha não deve ter excesso de sangue.
Aparência: A carne deve ser vermelha, brilhante, sem manchas escuras ou esverdeadas. A gordura deve ter uma cor amarelo-clara, próxima à tonalidade da manteiga. No caso da carne embalada a vácuo, a carne tem a cor amarronzada e isso é perfeitamente normal. A alteração da cor é causada pela ausência de oxigênio. Quando a embalagem é aberta, a cor da carne se restabelece em poucos minutos.
Embalagem: A bandeja não deve apresentar excesso de sangue. Se estiver pingando da embalagem, não compre. Consistência A carne vermelha deve estar com consistência firme e elástica.
Como escolher embutidos Aparência: Não compre se a cor estiver alterada.
Embalagem Caso haja ar ou líquidos dentro da embalagem original o produto não está bom para consumo.
Consistência: Os embutidos devem ter consistência firme e estarem bem aderidos à embalagem original.
Fique atento: Salsichas, presuntos, salames e outros produtos que são vendidos já fatiados e ficam dentro das geladeiras em grandes bandejas pedem cuidado redobrado na hora da compra. Infelizmente, a disposição de produtos mais novos sobre os mais velhos, fazendo com que você ache que todo o conteúdo da bandeja esteja bom para consumo, é um truque comum de supermercados e padarias para evitar prejuízo. O certo também sempre é lavar essa bandeja antes de reabastecê-la, o que muitos supermercados não fazem. Isso pode fazer com que os cantinhos da embalagem acumulem restos de alimentos mais velhos, gerando contaminação nos novos e mais frescos. O ideal é sempre consultar o prazo de fabricação e validade da embalagem original desses produtos - que pode ser solicitada ao atendente do local - e também a data em que foram abertos ou fatiados, já que o prazo de validade muda quando a embalagem original é violada (A famosa frase: após aberto, consumir em até X dias). Outra opção é comprar os produtos em suas embalagens originais e solicitar que eles sejam fatiados na hora.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário