quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

O que fazer quando uma criança perde um dente permanente?



O trauma dentário é algo comum em crianças, já que entre as corridas e brincadeiras, podem ocorrer acidentes. Às vezes, dentes frontais que acabaram de nascer, após os de leite, caem por causa de uma batida.

“Nesses casos, o tipo de trauma é avulsão, quando o dente sai por inteiro. Existem também casos como concussão, subluxação, extrasão, etc., e em todos é preciso procurar um dentista imediatamente”, conta Suzi Rososki de Oliveira, Cirúrgiã-dentista na Clínica Odontológica Evolux.

A alternativa mais esperada por quem sofre de um trauma dentário é fazer uma ponte, colocar um dente artificial colado aos dentes do lado, porém, a opção aconselhada para crianças é o reimplante do dente avulsionado.

“Este procedimento deve ser feito o mais rápido possível, e o responsável pela criança dele levar o dente perdido para que o dentista possa recolocá-lo”, explica Suzi.

Para que seja viável, deve-se lavar o dente em água corrente sem esfregar e então guardá-lo imerso em leite, nunca em água ou outros produtos, para evitar que haja perda do ligamento periodontal, indispensável para o reimplante. O procedimento pode ser feito por até 4 horas depois do trauma, se dente estiver nas condições certas. Após isso, se torna desfavorável.

Dentistas indicam o reimplante pois, além do possível bullying que a criança pode sofrer após fazer uma ponte, por ter um dente diferente, sua estrutura óssea ainda não está completamente formada, então este dente artificial pode se soltar.

“Este reimplante do dente original não é definitivo, mas irá evitar que a criança perca o osso, e assim, terá a opção de fazer um implante artificial após finalizado o crescimento ósseo”, finaliza a especialista.


Serviço: Clínica Odontológica Evolux
Cirurgiã-dentista
Suzi Rososki de Oliveira
(41) 3532-4554

Nenhum comentário:

Postar um comentário