Evitar que os pequenos ingiram alimentos não saudáveis é complicado, pois, a grande maioria, prefere comidas desse tipo. Porém a médica Márcia Simões da Eden Clinic, em Curitiba, alerta “a má alimentação e a falta de atividade física sem dúvida são os principais motivos pelo aumento da obesidade no Brasil e no mundo, hoje 10% das crianças brasileiras tem obesidade e a tendência nos próximos anos é que esse número aumente, por isso o cuidado com a alimentação delas é primordial. As maiores queixas dos pais são sobre a resistência das crianças ao comer determinados alimentos e a interferência de outras pessoas que oferecem alimentos não saudáveis para elas”.
Com isso, os pais devem estar atentos na alimentação, de acordo com a médica, “para a criança o mais importante é a qualidade, na maioria dos casos de sobrepeso somente a troca da alimentação industrializada por alimentos saudáveis como frutas, verduras, legumes, carnes, oleaginosas (castanhas, nozes, etc) dentre outros já é suficiente para regularizar o peso ou simplesmente conservar a saúde. Não havendo na maior parte dos casos a necessidade de racionamento do alimento saudável, pois a criança tem um alto gasto calórico diário”, ou seja, ou invés de mudar radicalmente a alimentação, troque por opções saudáveis, assim a criança mudará os hábitos ruins para os saudáveis.
A atividade física é importante e indispensável, mesmo na infância, como ressalta a médica, “os exercícios físicos são extremamente importantes para o desenvolvimento saudável do corpo, mente e também da parte sociológica da criança que desenvolve laços e amizades como nos jogos e esportes por exemplo. Para a criança as atividades devem ser divertidas e lúdicas para que ela sinta prazer e queira continuar praticando e leve isso para a vida adulta com a criação de um novo hábito que perdura por toda a vida”, ou seja, criar o hábito de atividade física é fundamental para o desenvolvimento da criança, em amblos os sentidos, sociais, mentais e físicos.
![]() |
Médica Márcia Simões da Eden Clinic |
De acordo com a Dra. Márcia, “crianças que praticam atividades frequentes tem menos chance de desenvolver obesidade e maior possibilidade de manter uma vida ativa quando adulta. Ótimas opções de exercício são jogos, esportes, natação, caminhadas em parques, andar de bicicleta dentre outros”, não importa a atividade física, desde que a criança goste e tenha vontade de praticar.
Dra. Márcia Simões
Médica da Eden Clinic
CRM PR 33.207
Nenhum comentário:
Postar um comentário